Ortodontia

A ortodontia é a responsável por corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Além disso, eles causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que leva a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e costas, mas o que é sempre mais visível é o fato de que os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a aparência, o formato do rosto e o seu sorriso - motivo de muitas pessoas não sorrirem com prazer entre amigos ou para fotos.

O tratamento ortodôntico torna a boca muito mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

Atualmente, o aparelho ortodôntico vai muito além de sua função para a saúde bucal: ele se tornou um acessório de beleza, como os óculos, por exemplo, devido a fatores como o tempo médio que um paciente precisa permanecer com ele para concluir com sucesso o tratamento. Os aparelhos podem ser prateados, coloridos, transparentes ou até mesmo invisíveis. Aqui na Clínica Luiz Ervolino você já pode realizar seu tratamento ortodôntico e deixar seu sorriso ainda mais bonito! Conheça um pouco mais sobre os modelos que trabalhamos e marque sua consulta!

BENEFÍCIOS

Os benefícios do uso de aparelhos ortodônticos incluem um sorriso mais alinhado e esteticamente agradável, posiciona melhor a mordida, fecha os espaços entre os dentes e ajuda na higienização bucal.

APARELHO METÁLICO CONVENCIONAL

É o modelo mais conhecido e com menor custo. É composto por peças chamadas de bandas, bráquetes e fios, que são presos por elásticos de diversas cores. Muito usado por crianças e adolescentes: escolher novas cores para o aparelho a cada manutenção caiu no gosto deles, por permitir combinar até mesmo com acessórios usados frequentemente, como óculos e roupas.

Os dentes são puxados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Com esse aparelho conseguimos movimentos precisos dos dentes, porém exige um cuidado maior na sua higienização. Atualmente, os aparelhos fixos estão muito mais anatômicos e confortáveis para a boca.


APARELHO EM SAFIRA

São mais estéticos e realizados com bráquetes de Safira industrial. Feitos de cerâmica monocristalina, com alto grau de pureza, formando um único cristal. Os bráquetes de polysafira são especialmente mais estéticos, mais bonitos, mais resistentes e não mudam de cor, mantendo-se completamente transparentes durante todo o tratamento.


APARELHO EM POLYSAFIRA

Difere dos modelos feitos em safira devido à tecnologia CIM de injeção de cerâmica - tecnologia de ponta que produz uma peça mais precisa e com design moderno e arredondado, garantido muito mais conforto ao paciente.

Além de super discreto, eles não desgastam e proporcionam mais segurança e beleza ao sorriso do paciente. A procura por esse tipo aumenta constantemente. É uma excelente opção para quem quer e precisa corrigir a má formação sem deixar de lado a estética e a aparência.


APARELHO ESTÉTICO AUTOLIGADO

O aparelho autoligado se difere do convencional por ter “clipes” nos bráquetes que prendem os fios, ao invés das borrachinhas. O fio do aparelho passa diretamente por dentro de canaletas e é preso pelas tampas do bráquete, dispensando o uso do acessório. Por não ter as borrachas, o aparelho é mais discreto e higiênico. O fio pode, ainda, ser de material translúcido, sendo desta forma mais atraente esteticamente.

Outra vantagem é a redução do tempo de tratamento. Com a existência de um menor atrito entre as estruturas do aparelho e a possibilidade de se aplicar a força adequada para a movimentação dentária a ser obtida, os danos aos tecidos que circundam os dentes (ossos, gengivas e ligamentos periodontais) serão menores, causando movimentações mais rápidas e eficientes e ao mesmo tempo menos efeitos colaterais que possam causar dor.


APARELHO DE CONTENÇÃO

A estabilidade depois do tratamento ortodôntico é sempre uma preocupação. Após a movimentação dos dentes, há uma tendência de retorno às posições iniciais, conhecida como recidiva. Por isso, após o término do tratamento, inicia-se uma etapa fundamental para a manutenção dos resultados obtidos e consolidação da nova posição dos dentes. Para isso, é necessário utilizar dispositivos especiais como os aparelhos de contenção: estes são confeccionados de maneira personalizada, através de moldagem das arcadas realizada após o término do tratamento ativo.


ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

Muitas pessoas sentem estalos, dores para mastigar, entre outros, e seguem a vida sem procurar ajuda. Mastigação ruim ou só de um lado, mastigar com a boca aberta, dificuldade em triturar alimentos são alguns dos problemas que podem ser resolvidos pela Ortopedia Funcional dos Maxilares – um modo diferente de tratar este tipo de necessidade, fazendo uso de aparelhos móveis e soltos dentro da boca, que agem na parte superior e inferior.

Este tratamento pode e deve começar quando indicado: mesmo na dentição de leite, quando as necessidades são menores e os resultados são melhores. Dessa maneira, tratamos sem dor, sem risco para raízes dos dentes permanentes e os ossos onde os dentes estão situados. A Ortopedia Funcional dos Maxilares pode, também, tratar de problemas da articulação temporo-mandibular.


APARELHO EXPANSOR

No tratamento ortodôntico, não é incomum surgirem casos em que o paciente apresenta arcadas dentárias estreitas. Isso causa problemas como o apinhamento dentário e mordidas cruzadas, tudo decorrente da falta de espaço para os dentes. Para ajudar na solução, é possível contar com o chamado aparelho expansor: que pode ser móvel ou fixo, com ou sem acrílico, mas todos possuem um parafuso que, quando aberto, é o que vai causar o alargamento. Esse alargamento é o responsável por liberar espaço para que os dentes caibam na arcada e estejam alinhados.