Thumbnail

Afinal, Quais As Vantagens Do Sistema CAD/CAM Para O Meu Tratamento?

O sistema CAD/CAM se tornou um grande destaque em odontologia nos últimos anos. Mas, afinal, qual o impacto real dessa tecnologia no seu tratamento?

Antes de tudo, vamos entender como esse sistema funciona. Inicialmente, em vez de realizar as tradicionais moldagens, o dentista escaneia a boca do paciente e cria um modelo virtual em 3D dos seus dentes. Esse modelo é enviado para um software de desenho, no qual será projetado o design da nova prótese na tela do computador. Quando o desenho é finalizado, ele é enviado para uma impressora 3D, que “imprime” a prótese no material selecionado.

Todo esse processo é muito mais ágil e preciso do que a forma antiga de fazer próteses, que dependia de moldagens, modelos em gesso, esculturas em cera, dentre outros passos que tornavam o tratamento mais longo e, muitas vezes, exigiam repetição de etapas. Se o dentista possui o equipamento no consultório, a agilidade é ainda maior. O caso pode ser resolvido em apenas uma consulta! Isso também acaba eliminando a etapa de provisórios e várias consultas para prova e ajustes de peças.

Como o processo é realizado de forma digital e com a precisão de máquinas, o desenho da prótese é o mais perfeito possível, com a reprodução ideal da anatomia dos dentes e maior adaptação da prótese – a precisão das impressoras 3D fica na casa dos nanômetros.

Assim, em resumo, você tem diversas vantagens: menos consultas, mais conforto, mais agilidade, melhor adaptação das próteses, maior possibilidade de escolha de materiais para a sua prótese e melhor estética das peças.

Share:
Leave comment